3 dicas para escolher a tinta ideal para sua parede!

3 dicas para escolher a tinta ideal para sua parede!

Escolher a tinta certa para usar na parede não está apenas relacionada a cor, mas ao tipo de material, a quantidade e durabilidade. Esse fatores podem gerar algumas dúvidas na hora de escolher e foi pensando nisso que separamos 3 dicas indispensáveis para facilitar sua escolha.. 

#1 – Saiba quais são os tipos de tintas

Identificar a superfície onde a tinta será aplicada é o primeiro passo para entender a importância de conhecer e entender as diferenças do material usado. 

As tintas comuns são divididas da seguinte forma:

* Acrílica: usada para pinturas em geral, como cerâmicas, cimentos, alvenaria, gesso e outras bases, tanto internas, quanto externas. A tinta acrílica possui três tipos de acabamento: acetinada, fosca e semibrilho, o que facilita na hora de escolher este material.

* Látex: indicado para ambientes internos, aplicado em gesso, madeira e alvenaria, gera um ótimo resultado graças ao seu acabamento fosco. 

* Esmalte: possui um acabamento fosco ou acetinado. Perfeito para superfícies de madeira e metal em ambientes externos devido a alta resistência de condições climáticas. 

* Verniz: usado em superfícies de madeira, criando uma camada de proteção. 

* Óleo: tinta impermeável, com acabamento fosco/brilhante, muito utilizada em móveis, portas, janelas e materiais de ferro e aço. 

* Epóxi: indicado para pisos e azulejos com alta resistência e durabilidade. 

2# – Fique atento a iluminação

É bom ter em mente a iluminação do ambiente em diferentes horários do dia. Se a sua ideal é deixar o espaço mais vivo, utilize cores mais fortes e intensas. Cores muito claras podem parecer brilhantes demais quando usadas em todas as superfícies do ambiente. 

Uma sugestão é mesclar os tons para criar um ambiente com luz mais agradável. 

3# – Faça um teste

Ficar inseguro na hora de escolher a cor certa é normal. Por isso, faça testes com as cores escolhidas em pequenos espaços da parede e veja se é realmente o tom que deseja.

Não tenha medo de inovar. Misturar cores fortes com cores mais suaves e neutras podem dar um destaque a mais à parede. Além disso, agora que você sabe quais os tipos de tintas que deve usar, pode sair espalhando cor pelos móveis e renovar todo o espaço com a sua cara. 

Compartilhar esta publicação